quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ouvi por aí...

Keziah Jones

Olufemi Sanyaolu, nascido em 10 de Janeiro de 1968 em Lagos na nigéria.

Não foi por acaso que ouvi esse cara por aí. Eu procurava por coisas muito específicas no Lastfm, quando esbarrei com a música desse violonista. O que ele faz? Você deve se perguntar.

Ultimamente eu não tenho procurado por caras que se encontram perfeitamente enquadrados dentro de um determinado estilo musical, tenho procurado por sujeitos que apesar de inevitávelmente se utilizarem de determinados rótulos, são capazes de ir além disso e fazer música menos limitada, arriscaria a dizer única. Essa questão de música ''única'' é uma coisa que dá muito pano pra manga eu sei, discute-se não de hoje que tudo já foi feito na música. Mas, isso pra mim, não é tão importante. O fundamental é o encantamento com a coisa em si.

Sem mais rodeios, ele faz algo que ele mesmo chama de ''blufunk'', ele diz ser uma fusão entre dois estilos que são basicamente parentes. Todavia, é pouco dizer que ele faz ''blufunk'', porque vai muito além disso. Suas influencias de músicas populares africanas não foram reprimidas em seu trabalho. Além de ter um pé no experimental e um estilo só dele de tocar violão, através de Slaps, mesma técnica utilizada por contra-baixistas. A proximidade da essência de suas músicas ao trabalho do saudoso Hendrix é encantadoraEncantador também são alguns detalhes sobre sua história, que começa com algo bem diferente do que costumamos ver por aí, ele é filho do chefe de sua tribo que também é um bem sucedido industrial. E foi no meio tribal que teve seus primeiros contatos com a música, sendo exatamente isso que me atraiu. Alguém influenciado por Jimi Hendrix, que surgiu de uma tribo Nigeriana? Sem dúvida interessante.

Saiba mais: http://en.wikipedia.org/wiki/Keziah_Jones

No Lastfm: http://www.lastfm.com.br/music/Keziah+Jones

Um comentário:

Natália Kleinsorgen disse...

Eu curti esse cara no momento mais experimental dele. Senti a influência direta da música africana e adorei. Mais do que o lado hippop.